quinta-feira, 6 de maio de 2010

Deus save os Gregos...


Sonho desde criança em conhecer a Grécia, berço da civilização, paisagens divinas, o azul e branco que se completam e, principalmente, povo bonito (rs).

Brincadeiras a parte, foi com os gregos que aprendemos os conceitos de Demogracia, organização de Sociedade, Artes, Religião e etc. E não podemos esquecer da Mitologia Grega.

A que eu mais gosto? "A caixa de Pandora".

Relembrando a história, tudo começa quando Zeus, o deus de todos os deuses, resolveu arquitetar um plano para se voltar contra a ousadia de Prometeu (que entregara aos homens a capacidade de controlar o fogo). Como parte deste plano, Zeus cria uma mulher senxual, linda e repleta de dotes oferecidos pelos deuses. O nome desta mulher é Pandora. Prometeu recusou Pandora temendo que ela fizesse parte de algum plano de vingança de Zeus.

Mas Epimeteu, irmão de Prometeu, encanta-se por Pandora e a aceita. Ao aceitar Pandora, Epimeteu também ganhou uma caixa onde estavam contidos vários males físicos e espirituais que poderiam acometer o mundo.

Sem conhecer o conteúdo, ele foi alertado de que aquela caixa não poderia ser aberta em nenhuma hipótese. A caixa era guardada junto com gralhas que a mantinha em segurança.

Pandora ceduz Epimeteu e o convence a se livrar das gralhas que guardavam a caixa. Após atender ao pedido da esposa, Epimeteu e Pandora fazem sexo e ele cai em um sono profundo. Nesse instante, não suportando a própria curiosidade, Pandora abri a caixa proibida para espiar o seu conteúdo. Naquele momento, ela liberta várias doenças e sentimentos que atormentariam a existência do Homem no mundo.

Logo que percebeu o erro, Pandora se apressou em fechar a caixa e conseguiu preservar o único dom positivo que fora depositado naquele recipiente: a esperança. Dessa forma, o mito da Caixa de Pandora explica como o Homem é capaz de manter-se perseverante mesmo quando as situações se mostram bastante adversas.

Além disso, esse mesmo mito explora a construção da identidade feminina como sendo marcada pela sensualidade e o poder de dissimulação.

Deixando a figura feminina de lado hoje, a comparação que quero por em reflexão aqui é da preservação do dom positivo: ESPERANÇA.

Diante de tantas notícias negativas no mundo e, em particular na Grécia, que o home seja capaz de manter-se perseverante.

... kisses, kisses

Nenhum comentário:

Postar um comentário