domingo, 7 de março de 2010

Dancing with myself...

Já percebeu como é difícil ficar sozinho?


Quando comenta-se de uma pessoa que mora sozinha: Ai que dó! Deve ser triste!


Você passa dos 12 anos e logo na próxima festa de família que for vão te perguntar: E aí? já está namorando? Como se na pré-adolescência você tivesse que pensar "no resto de sua vida".


Você leva um fora e já tentam te arranjar um novo amor. E isso com o passar dos anos só piora. Imagina uma pessoa como eu chegando aos 30?


Por que a vida sempre se baseia em casais e ficar sozinha não pode ser um opção? Ficar sozinho não é viver em solidão.


Não que eu queira pregar o fim dos namoros, matrimônios e etc, mas cansa-me o fato de que ainda acreditem que para ser feliz você precisa de outra pessoa que não você mesma do seu lado.


Sinto pena das pessoas que nunca conseguem se ver sozinhas e aceitam relacionamentos fadados ao fracasso ou imendam um relacionamento após o outro pois não conseguem se divertir se não tiverem alguém do lado delas.


Não que estas pessoas estejam certas ou erradas, pois cada um é cada um, mas divertir-se consigo mesmo é um dom, que nem todos possuem.


Fui minha própria companheira em muitas situações. Levava-me ao cinema, para dançar, para jantar fora e muitos achavam isso a coisa mais estranha do mundo. Pensavam em solidão. Mas este não era o caso. Estar só e aproveitar sua própria companhia é diferente de solidão.


Toda vez que aproveitava minha própria companhia tinha uma certeza: minha felicidade depende de mim mesma.


Você pode ler isso e dizer que parece um livro de auto-ajuda. Talvez sim. Talvez tenha lido tantos que aprendi a conviver comigo mesma. Ou talvez só proponho um auto desafio: me aturar.


Isso mesmo. Queremos que os outros nos amem, nos compreendam, nos faça companhia, mas não sabemos ao certo quem somos e não gostamos de ficar a sós conosco mesmo. Como podemos, então, exigir dos outros que isso aconteça?


Eu te desafio: fique mais tempo com você mesmo, proponha-se a conhecer-te melhor. Saia para dançar, vá ao cinema, leve você mesmo para jantar ou vá a um parque e leia.


Além de se auto conhecer você com certeza dará chance de ver os mesmo lugares que sempre frequentou de outra forma. Verá melhor as pessoas que o frequentam, observará que mesmo aparentemente sozinho, você sempre está em ótima companhia: a sua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário